Notícias

17/03/2023
Voltar

Tentando entender (Trisais)

Embora o tema seja muito polêmico devemos enfrentá-lo, principalmente, pela evolução que está tendo nos últimos tempos em relação a identidade do gênero, em que pese na história existente, sobressaiam as figuras de Adão e Eva, (homem e mulher).

Na modernidade atentamos para orientação sexual é a maneira como uma pessoa vivencia suas relações afetivas e sexuais: heterossexual, homossexual, bissexual, assexual e pansexual.

A identidade de gênero é a forma como um indivíduo identifica seu próprio gênero, que pode ser igual ou diferente do seu gênero biológico: cisgênero, pessoas que se sentem identificadas com seu gênero biológico. Assim, uma pessoa cisgênero é aquela que se sente de acordo com seu gênero de nascimento; transgênero, são pessoas que não se identificam com seu gênero biológico. Esses indivíduos sentem desconforto com o gênero que lhes foi atribuído e não-binário, a pessoa pode sentir que não pertence a nenhum dos gêneros (masculino ou feminino) ou pode, por exemplo, sentir-se uma mistura de ambos.

A coisa é complicada. Segue com as 5 orientações sexuais são: heterossexual, é alguém que sente atração por pessoas do gênero oposto ao seu; homossexual, quem sente atração e se relaciona com pessoas do mesmo gênero que o seu; bissexual, são as que podem sentir ligação emocional e sexual por pessoas de todos os gêneros; assexual, o caso de pessoas assexuais é um pouco diferente porque não se trata do interesse em pessoas de um ou outro gênero e pansexual, é mais ampla que a bissexualidade. Uma pessoa pansexual pode se interessar por pessoas de todos os gêneros e também de todas as orientações sexuais.

Em 05/05/2011, em nosso país, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar; permitindo com que tenham os mesmos direitos que envolvem uma união estável entre indivíduos do sexo oposto.

Não se espantem: um novo tipo de relacionamento tem levado famílias à Justiça. Quando três pessoas decidem iniciar uma união amorosa, elas formam os chamados trisais. Pois esses trisais estão tendo filhos e agora buscam o reconhecimento da configuração familiar na certidão de nascimento das crianças, mas essa é uma situação que não está prevista em lei, ainda.

Me ajudem a entender.


Compartilhe:

Postado por:

Flavio Green Koff

Flavio Green Koff

Flávio Green Koff é Advogado, Pós-Graduação Lato Sensu em Gerente de Cidade – “City Manager”, pela Fundação Armando Álvares Penteado, concluída em novembro de 2002.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato