Notícias

04/07/2025
Voltar

A coragem da fé

    A fé é o elemento transcendental que dá confiança de que o impossível se torne possível. A fé ajuda a equilibrar a ansiedade, o estresse, o nervosismo e os pensamentos negativos, e é por isso que a fé influencia sim na saúde, não só da mente, mas muitas vezes do corpo também. Mas hoje iremos falar de um outro aspecto da nossa fé. Já a coragem te traz firmeza nos propósitos, seja para servir a Deus, para trabalhar, para te relacionar ou para amar. Como vemos, a coragem está ligada à constância, à perseverança, enfim, em saber o que se quer. Nossa sociedade tende a reconhecer pessoas corajosas. Geralmente os desbravadores, os guerreiros, os visionários são gente conhecida por sua coragem. Contudo, a coragem da fé mostra uma face diferente. É mais do que um vigor físico ou disposição mental. Coragem, nesta perspectiva, tem a ver com a pessoa que não perde tempo com mudanças constantes de visão. Pessoas que oscilam demasiadamente sobre o que querem são pessoas que geralmente não conseguem usar de coragem.

     A coragem das opiniões próprias sempre foi tida em grande estima entre os homens, porque há mérito em afrontar os perigos, as perseguições, as contradições e até os simples sarcasmos, aos quais se expõe, quase sempre, aquele que não teme proclamar abertamente ideias que não são as de toda gente.

    A coragem é uma virtude intrínseca à jornada espiritual a que todos estamos submetidos, uma vez que Deus nos criou simples e ignorantes, mas com o destino divino para atingirmos a perfeição. A coragem não apenas nos impulsiona a enfrentar desafios, mas também está profundamente ligada ao nosso crescimento espiritual.

    O homem chegou a um período em que as ciências, as artes e a indústria atingiram um limite até hoje desconhecido; se os benefícios que delas tira satisfazem à vida material, deixam um vazio na alma; o homem aspira a algo melhor: sonha com melhores instituições; quer a vida, a felicidade, a igualdade, a justiça para todos. Mas, como atingir tudo isso com os vícios da sociedade e, sobretudo, com o egoísmo? O homem sente, pois, a necessidade do bem para ser feliz; compreende que só o reino do bem pode dar a felicidade a que tanto aspira. A renovação da Humanidade, o reino do bem sucedendo ao reino do mal são coisas bastante notáveis que podem realizar-se sem que apareçam fenômenos extraordinários, nem derrogar as leis naturais. A coragem na fé não se trata apenas de enfrentar situações adversas, mas também de ousar acreditar, confiar e agir com ousadia em direção à vontade de Deus. É a força que nos impulsiona a dar passos além da nossa zona de conforto espiritual, desafiando-nos a crescer e a confiar na soberania de Deus e não nos deixarmos desviar por sugestões de tristeza, de desânimo. Uma pessoa feliz é aquela que “tem fé na vida, fé no homem e no que virá”, como nos afirma o compositor brasileiro Gonzaguinha bem como nos ensina a “Lei do Progresso”


Compartilhe:

Postado por:

Samira José Turconi

Samira José Turconi

Samira José Turconi é bioquímica, sócia-fundadora da Associação Médico-Espírita da Serra Gaúcha, do Centro Espírita Allan Kardec e expositora da Doutrina Espírita.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato