Notícias

08/08/2025
Voltar

A visão científica da prece

    Poderíamos dizer que a prece é uma projeção do pensamento, a partir do qual irá se estabelecer uma corrente fluídica cuja intensidade dependerá do teor vibratório de quem ora, e nisto reside o seu poder e o seu alcance, pois nesta relação fluídica, o homem atrai para si, a ajuda dos Espíritos Superiores, a lhe inspirarem bons pensamentos. Poderíamos dizer, também, que a prece é uma invocação e que por meio dela colocamos o pensamento em contato com o ente a quem nos dirigimos. A prece é a expressão de um sentimento que sempre alcança a Deus, quando ditada pelo coração de quem ora.

    Muitos cientistas, médicos e terapeutas da atualidade reconhecem o valor e o poder da prece em relação à saúde física, mental e espiritual do ser humano. Uma expressiva corrente da área médica, em pesquisa recente, concluiu que a oração, quando cultivada regularmente, fortalece o sistema imunológico.

     Como o Espiritismo é uma Doutrina de tríplice aspecto: Ciência, Filosofia e Religião, pode nos explicar o lado científico da prece. Vejamos: todos os seres humanos, encarnados e desencarnados, estamos mergulhados no mesmo fluido universal que ocupa o espaço, como neste planeta estamos mergulhados na atmosfera. O ar é o veículo do som, circunscrito ao nosso planeta, porém, o fluido universal é o veículo do pensamento, que não está restrito à Terra, mas estende-se ao infinito. Então, logo que o pensamento é dirigido para um ser qualquer na Terra ou no espaço, de encarnado a desencarnado ou vice-versa, uma corrente fluídica se estabelece de um para outro, transmitindo o pensamento, como o ar transmite o som. A energia dessa corrente está na razão direta da energia do pensamento e da vontade, isto é, quanto mais ardente o pensamento, maior a corrente fluídica. É por esse meio, que a prece é ouvida pelos Espíritos, onde quer que estejam, é assim que eles se comunicam entre si, que nos transmitem suas inspirações etc.

    A prece transporta fluidos espirituais muito poderosos que são como bálsamos salutares para as feridas da alma e do corpo. A prece age diretamente sobre o ser a quem se dirige, dando-lhe força, ânimo, coragem para prosseguir. Embora, a prece não possa mudar a natureza das provas pelas quais o homem tem que passar, ou até mesmo desviar-lhe seu curso, porque essas provas estão nos designíos de Deus, a prece proporciona a inspiração e o consolo dos bons Espíritos, que o induzem a vencê-las com as próprias forças.

     A prece para ser eficaz, não depende da quantidade de palavras, nem do tamanho, nem tampouco do lugar em que é realizada, mas sim, do sentimento, da sinceridade, da fé, com que é feita. Não há prece sem resposta. É a comunhão entre o Criador e a criatura, constituindo, assim, o mais poderoso influxo magnético que conhecemos.

      Quando oramos, o Espírito ascende a Deus, banha-se de paz, impregna-se de confiança, renovando-se sob as vibrações superiores. Orando, Jesus venceu as dores do mundo e suportou o fardo dos homens. Através da prece, sintonizamos com os anjos e ouvimos-lhes as mensagens de Deus para prosseguirmos lutando e obtermos a vitória sobre nossas imperfeições.

     A prece, quando cultivada com regularidade, propicia à pessoa uma aura de energias positivas e o seu lar passa igualmente a ter uma psicosfera saudável e luminosa. Isto vai formar defesas espirituais para a pessoa, seus familiares e para toda a comunidade. Com essa compreensão, oremos ao anjo protetor do Brasil, o anjo Ismael para que a paz se mantenha entre os brasileiros e assim, possamos realmente fazer desse país, a Pátria do Evangelho de Jesus.


Compartilhe:

Postado por:

Samira José Turconi

Samira José Turconi

Samira José Turconi é bioquímica, sócia-fundadora da Associação Médico-Espírita da Serra Gaúcha, do Centro Espírita Allan Kardec e expositora da Doutrina Espírita.

Saiba mais

Tags

Colunistas

Conheça mais sobre quem são nossos colunistas semanais.

Acesse

Assine Já

Fique por dentro do que acontece em Garibaldi e região.

Entre em contato