Notícias
29/08/2025
Os pensamentos e a saúde física e espiritual
A nossa mente é um dínamo gerador e receptor de pensamentos. O pensamento se irradia e busca ondas mentais equivalentes. As ondas são emissões dos pensamentos que brotam das profundezas do ser, onde se localiza o foco das forças psíquicas, responsáveis pela atmosfera fluídica que caracteriza cada indivíduo. As ondas são fruto da matéria mental, do pensamento. Nossos pensamentos geram nossas atitudes e nossas atitudes geram pensamentos nos outros. Assim, nossas ideias e convicções nos ligam a todas as mentes que pensam como nós e, quanto maior nossa obstinação em sustentar uma ideia mais nos fixamos às correntes mentais das pessoas que se sentem quais nos sentimos e que abraçam as mesmas opiniões. O ser humano exala seu conteúdo emocional, em forma de vibração. Emitimos, ao pensar, as formas, as figuras e os personagens de todos os nossos desejos, inclusive com todo o conteúdo dinâmico do cenário elaborado. Com essa constelação de adornos mentais, atraímos ou repelimos as mentes que conosco assimilam ou desaprovam nosso modo de pensar. O cultivo anestesiante e tóxico das irradiações negativas, produz transtornos emocionais, gerando danos ao próprio indivíduo e à sociedade de que faz parte. O cultivo saudável das ideias produtivas, gera sintonia com a ordem universal, vitalizando a energia de quem a emite, como tudo em torno de si.
Hoje, um número crescente de médicos que praticam a medicina ocidental está começando a reconhecer e aplicar o imenso poder da mente para criar um estado de bem-estar no corpo. Há uma consciência crescente do papel mental que o paciente desempenha na cura; e as causas da doença são agora quase universalmente atribuídas, em grande parte, ao estresse emocional. A mente influencia o corpo, e o corpo influencia a mente. Assim, faz-nos entender que o indivíduo é uma unidade (corpo, mente e espírito), e a doença não é material em sua origem e, além disso, é benéfica, existindo para o nosso próprio bem, guiando-nos em direção aos nossos próprios defeitos principais, trazendo oportunidade de conscientização e possível eliminação das nossas imperfeições, possibilitando assim nossa evolução na busca incessante da perfeição. Quem não tem mais esperança, não vê mais sentido na vida, está deprimido e pessimista, quem se estressa, ou alimenta culpas, mágoas, raiva, ódio, facilmente sobrecarrega e deprime seu próprio sistema imunológico, desenvolvendo doenças físicas ou transtornos mentais. Quando alimentamos pensamentos pessimistas, com uma perspectiva negativa do futuro, atraímos para nossa companhia, por força da lei de sintonia e atração, inteligências igualmente negativistas, emocionalmente desequilibradas, que vão nos influenciar para que nos sintamos cada vez mais pessimistas e sofridos, e assim poderemos desenvolver as enfermidades espirituais, as obsessões.
Jesus asseverou: “Não é o que entra pela boca que suja o homem, mas o que sai da boca do homem, isto sim o torna sujo. O que sai da boca parte do coração, e é o que torna o homem impuro. (...)” (Mateus, XV).
Somos criaturas em construção moral. Cultivando ideias no bem, estaremos sintonizados no caminho que nos leva à evolução espiritual. Através da oração, da meditação, da terapia do perdão, da fé, do exercício das virtudes cristãs, da prática do Evangelho do Cristo e do bom uso dos pensamentos, iremos nos libertando das nossas viciações morais, evitaremos enfermidades físicas, mentais ou espirituais e atingiremos patamares evolutivos mais elevados.